Presos fazem um inspetor como refém e fogem da Delegacia de Itaitinga levado armas da Polícia

post-feature-image

Por Jornalista Fernando Ribeiro: Delegacia Metropolitana de Itaitinga (DMI) funciona num prédio já interditado por ordem da Justiça.

Três presos, considerados de alta periculosidade, conseguiram fugir da Delegacia Metropolitana de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, no fim da noite desta terça-feira (27), depois de dominarem, desarmarem e fazerem refém o único policial civil que ali estava na guarda da unidade. Até agora, nenhum dos foragidos foi recapturado.

A fuga aconteceu por volta das 23h30, quando os detentos serraram as grades das celas e atacaram o inspetor (identidade preservada) que estava na Permanência na delegacia. O policial foi ameaçado, dominado e teve sua arma roubada. Em seguida, os bandidos amarraram o inspetor e o prenderam em uma das celas.

O passo seguinte dos criminosos foi quebrar a porta do gabinete do delegado e roubar, ao menos, quatro armas de fogo pertencentes à Polícia Civil. Foram duas submetralhadoras de calibre Ponto 40 (.40), uma espingarda modelo escopeta, calibre 12; além de um revólver e três coletes balísticos (à prova de balas).

Prédio interditado

No momento da fuga havia, ao menos, seis presos considerados de extrema periculosidade, envolvidos em assaltos e tráfico de drogas. Um dos foragidos já havia escapado de um presídio e estava aguardando transferência para o Sistema Penitenciário. Entretanto, o nome dele e dos demais fugitivos não foram, ainda, revelados.

O prédio onde funciona a Delegacia Metropolitana de Itaitinga não oferece a menos segurança nem condições mínimas de trabalho para os agentes do Estado. O imóvel já havia sido interditado pela Justiça e proibido de receber novos detentos, mas continua funcionando normalmente.  A delegacia fica numa área isolada, na periferia da cidade, próxima de um matagal.

Buscas

Durante toda a madrugada desta quarta-feira equipes das Polícias Civil e Militar realizaram buscas na tentativa de localizar os três presos foragidos, mas estes não foram encontrados.  Uma equipe da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) deverá  realizar levantamentos técnicos no local para verificar os danos causados durante o incidente.

Plano frustrado no presídio

Na madrugada de ontem, uma fuga em massa foi evitada numa das unidades do Complexo Penitenciário de Itaitinga, no mesmo Município onde ocorreu a evasão na delegacia. Ao menos, 40 detentos pretendiam escapar dali. Contudo, um policial militar que fazia a vigilância externa da unidade percebeu a movimentação estranha e descobriu um detento já em cima do telhado. O preso foi retirado de lá e o plano descoberto.

A CPPL 3 é a unidade recordista de fugas neste ano. Cerca de 60 presos já escaparam de lá, a maioria através de túneis escavados nas celas. O presídio atualmente abriga cerca de mil detentos que seriam membros da facção criminosa paulista Primeiro Comando da Capital (PCC).
Reproduzido por MassapeCeara.Com|Créditos: Blog do Jornalista Fernando Ribeiro


Postar um comentário

0 Comentários