Em Acaraú, trabalhadores em situação de escravidão são resgatados

Eles trabalhavam na moagem de folhas de carnaúba  e não possuíam local para dormir e fazer necessidades fisiológicas. 


Três trabalhadores vitimas de escravidão foram resgatados no município de Acaraú, região norte do estado, pelo Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM) na Fazenda Lagoa do Canes, distrito de Celsolândia. Os empregadores foram  notificados a pagar rescisões de 9.963,32 e uma indenização de 15 mil reais por danos morais. A operação alcançou 39 empregados, dos quais cinco foram registrados no ato da fiscalização.

   Segundo relato dos responsáveis pela operação, eles trabalhavam na moagem de folhas de carnaúba e na extração do pó para fabricação de cera, não dispunham de local para realizar as refeições, não havia instalações sanitárias adequadas para as necessidades fisiológicas e higiene pessoais e para dormir, usavam o interior do baú de um velho caminhão e, ainda, dividiam o pequeno espaço com uma máquina de moagem, galões de água e pertences pessoais.

O interior do veículo estava infestado de pó e resíduo de palha, a ventilação era precária e não tinha isolamento térmico, situação que expunha os obreiros a temperaturas extremas de calor durante o dia e frio à noite.

Situação de escravidão na atualidade. 

   A escravidão foi abolida, mas ainda faz vitimas em todo o mundo. No brasil são mais de 160 mil pessoas sob essa condição. Entre as mulheres, as formas mais comuns dessa violência são forçá-las a se casar, a fazer serviços domésticos ou a se prostituir. No caso dos homens, destaca-se o serviço em barcos da indústria da pesca.

  A chamada escravidão moderna atinge mais de 45,8 milhões de pessoas no mundo, segundo a edição deste ano do Índice Global de Escravidão, publicado pela Fundação Walk Free, da Austrália. A maioria (quase 35%) está na Ásia.
Entre os exemplos de onde ocorre estão: Na Indústria da pesca e de frutos do mar, 'Fábricas de maconha' e salões de unha e em propriedades particulares.
com informações do G1 CE e BBC
Por Lucas Lima 

Postar um comentário

0 Comentários