MARACANAÚ: Investigado por homicídios, homem é preso no combate às organizações criminosas em território cearense

Francisco Jairo da Silva Sousa (25) possui quatro mandados de prisão por homicídios e foi capturado com dois comparsas, nesta terça-feira (17)
Quatro mandados de prisão em aberto por homicídios no Ceará. Esse é o débito judicial de Francisco Jairo da Silva Sousa (25), preso, na tarde desta terça-feira (17), na cidade de Maracanaú – Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12), após uma ação do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE). A captura é resultado da intensificação das forças de segurança no combate às ações criminosas organizadas na Região Norte do Estado.O suspeito, que estava com mais dois comparsas, é envolvido em homicídios nas cidades de Itarema e Acaraú, na AIS 17. Com ele, foi apreendida uma pistola calibre 9 mm e drogas.
Após informações repassadas pela Coordenadoria de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), uma equipe de “raianos” diligenciou, nesta tarde, até o bairro Alto Alegre, onde efetuou a prisão do homicida. Jairo era alvo de investigações do Departamento de Polícia do Interior Norte (DPI Norte) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), que realiza operações ininterruptas no Interior Norte, visando elucidar homicídios ocasionados por conflitos entre grupos ligados ao tráfico de drogas e que disputam território para a expansão da atividade ilícita.
Inclusive, o suspeito é integrante da mesma organização criminosa pertencente a Joabio Sousa de Andrade (25) – conhecido por “Patola”; e Francinaldo Freiras de Oliveira (29) – conhecido por “Galego”, ambos presos na semana passada em ações deflagradas no Jardim Iracema, em Fortaleza (AIS 04); e na cidade de Cruz (AIS 17), respectivamente.
Dos quatro mandados de prisão contra Jairo, dois são de Fortaleza e dois foram expedidos pela Vara Única da Comarca de Itarema. Ele possui uma extensa ficha criminal com passagens também por roubo tentado e consumado, porte ilegal de arma de fogo e corrupção de menor. Outro delito que Jairo responde é por um latrocínio (roubo seguido de morte) de 2016, ocorrido em Acaraú, quando o criminoso vitimou um comerciante no momento que este fechava o seu estabelecimento, na localidade de Outra Banda.
Na ação de hoje, Jairo foi preso com dois comparsas, identificados por Francisco Alisson Braga Pereira (23) e Rafael Acácio de Souza (27) – conhecido por “Jack Chan”. Este último apresentou identidade falsa durante a abordagem, e inclusive, é foragido da Justiça. “Jack Chan” já responde criminalmente por tentativa de homicídio, roubo, associação criminosa.
Além da arma de fogo, que a Polícia Civil investiga a origem, os policiais encontraram ainda 220 gramas de cocaína e valores em dinheiro. O trio foi encaminhado a uma unidade distrital, onde foi autuado em flagrante por tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Rafael responderá ainda por falsidade ideológica e falsificação de documento público.
Prisões na Capital e Região Norte
Além das prisões de Jairo, “Patola” e “Galego”, outros dois homens foram presos pelos crimes de posse de drogas e armas de fogo, na operação deflagrada no dia 5 de abril, em Cruz. Francisco das Chagas Monteiro (36), conhecido por “Rochão”, foi preso durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão em sua residência. Quando os agentes se aproximaram do alvo, o suspeito tentou fugir, mas foi contido pelos policiais. Na tentativa de fuga, “Rochão” arremessou uma sacola plástica, onde foram encontradas drogas e dinheiro. No local, também foram apreendidas uma pistola calibre 380, com sete munições, mais drogas e quase R$ 25 mil em espécie, encontrados em um fundo falso de uma carreta de som. Dois veículos, uma motocicleta e um Toyota Hilux, foram apreendidas. Dentro da residência, os policiais localizaram uma estrutura de vigilância eletrônica no imóvel, com diversas câmeras, que, segundo investigações, seria utilizada para controlar o acesso de pessoas ao imóvel, bem como para a armazenagem de drogas. “Rochão”, que já tinha passagem anterior por tráfico de drogas, foi autuado pelos crimes de posse irregular de arma de fogo e tráfico de drogas, na Delegacia Regional de Acaraú.
A outra prisão, ocorrida com o apoio da Polícia Militar, aconteceu em um estabelecimento comercial. Antonio Araújo dos Santos (40) foi flagrado com um revólver calibre 38, com numeração raspada, e mais 28 munições intactas e uma deflagrada, dentro de um saco de milho. O suspeito, que tem passagem por furto, foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo na Delegacia Municipal de Itarema.
© 2017 – GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Postar um comentário

0 Comentários