MARCA CEARENSE DE CACHAÇA: Ypióca lança latinhas temáticas de São João com design de artistas locais e preço sugerido de R$ 4

Contemplando os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba, o design das latinhas é de artistas locais. Quem representa o Ceará na campanha é Rafael Limaverde

Fotos: Divulgação

O São João é uma das grandes tradições do Nordeste e a marca cearense de cachaça Ypióca aproveita a data para lançar uma campanha especial. Um dos destaques dessa edição comemorativa das latas de Ypióca conta com ilustrações exclusivas co-criadas entre a agência de branding FutureBrand e quatro artistas regionais: Rafael Limaverde, radicado no Ceará; Chico Shik, paraibano; Bel Andrade Lima, pernambucano; e Andrea Ebert, potiguar. 

Além disso, a assinatura habitual da marca "Se tem Ypióca, tem história", também se adapta ao momento e será substituída no período por "Se tem São João, tem Ypióca". Esta irá compor todo o desdobramento da campanha que vai acontecer nos estados do CE, RN, PE e PB com peças para pontos de venda, ambiente digital, outdoors, aeroportos e rádios. A marca também estará presente como patrocinadora dos principais eventos do Nordeste, como o São João de Caruaru e de Campina Grande.

Os estados escolhidos para serem representados nas ilustrações promovem as maiores festas de São João da Região. O Ceará, além de realizar tradicionais festejos, é a sede da Ypióca. As latas ilustradas estão disponíveis nos principais pontos de venda do CE, RN, PE e PB. Cada uma chega ao mercado com o preço sugerido de R$ 4 e contém 350mL de Ypióca Prata.23

Nordeste em ilustrações

Rafael Limaverde diz que retratou em sua ilustração o imaginário do Nordeste a partir de símbolos que representam o São João, como a fauna e a flora do sertão e a arquitetura popular. "Tudo isso como cenário para a Banda Cabaçal", reforçou o artista ao mencionar o destaque de sua criação, uma das bandas típicas da região.

Inspirado pelo sentimento que o faz voltar ao sertão paraibano, onde viveu até os 20 anos, durante os festejos juninos, Shiko reforça sua inspiração. "Eu posso até sair do sertão, mas o sertão não sai de mim. O forró, o São João, as quadrilhas juninas são elementos formadores de identidade sertaneja. O junino permeira o meu cotidiano paraibano o ano inteiro, na comida, na música, no misticismo e no forró. Ah, o forró... nunca dancei direito", relata Shiko.
A pernambucana Bel Andrade conta como a festa a inspirou. "Para mim, e para qualquer pernambucano que se preze, São João é sinônimo de música boa, comida gostosa, milho assado, pé-de-moleque, fogueira, quadrilha, bandeirinhas, noite estrelada, cachaça, fogos e muita fumaça. No mês de junho, ninguém consegue ficar alheio aos festejos. Pernambuco respira São João!"
A saia da moça que se transforma na roda da quadrilha, as bandeirolas e os balões que dão brilho à noite de São João estão entre as inspirações da arte de Andrea Ebert. Bem como a linguagem do cordel nas letras das músicas, o zig zag da costura no tecido e os movimentos da sanfona e dos casais na quadra de dança. Andrea cita ainda a padronagem da palha do chapéu do matuto. "Lembrei também das viagens que fazia pelo interior do Rio Grande do Norte no período das festas juninas. Todas as casas tinham uma fogueira na frente que ilumina a rua e as fachadas coloridas das casas", ressalta.

Evento de lançamento da campanha "Se tem Ypióca, tem São João"

O evento de lançamento da campanha de Ypióca especial de São João "Se tem Ypióca, tem São João" para convidados foi realizado nesta quinta, 17, às 19h, no Arre Égua Bar e Restaurante - bar e vila temática com aspectos do sertão cearense. Participaram da noite de lançamento o cantor Waldonys; o artista plástico Rafael Limaverde, que na oportunidade faria uma pintura ao vivo; e o trio pé de serra Forró os Januários. O cardápio foi assinado pela chef Vângela Régia, conhecida como Van.
 
Redação O POVO Online

Postar um comentário

0 Comentários